Camila Toledo 

apresenta 

Especial Billie Holiday 

no Espaço Cultural 512

Espetáculo com entrada franca faz parte do projeto Homenagem ao Jazz - 2ª edição

No dia 31 de maio (quinta-feira), às 22h, o projeto Homenagem ao Jazz leva para o Espaço Cultural 512 o espetáculo musical Especial Billie Holiday, com a cantora Camila Toledo e banda formada por Dado Silveira (bateria), Fernando Spillari (piano), Gabriel Nunes (contrabaixo acústico) e Rodrigo Sievo (Sax e Clarinete). A entrada é franca.

Como um tributo à obra de uma das maiores representantes do jazz norte americano, Camila interpreta canções gravadas por Billie Holiday, em show entremeado por leituras de prosas e poesias.

A voz marcante da artista e ativista Camila Toledo passeia entre o Blues, o Jazz e o Soul. Por meio da música, Camila busca difundir a atuação de artistas negras e negros e o empoderamento feminino. Foi atração do Mississipi Delta Blues Festival, em Caxias do Sul, quando homenageou Etta James, uma das maiores cantoras do Blues. Como produtora, idealizou o Festival Nós Outras, realizado por um coletivo feminino de produção e que buscou apresentar a cena porto-alegrense de bandas formadas por mulheres.

O projeto Homenagem ao Jazz tem o Patrocínio Master da Souza Cruz, com financiamento pelo Pró-Cultura RS/Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Apoio: Instituto Estadual de Música, Agibank e Poa Jazz Festival. Realização: Branco Produções, Fly Áudio e Experimentais | CriaCultura.

Homenagem ao Jazz 

Tributo a Billie Holiday

 com Camila Toledo e banda

Dia 31 de maio, quinta-feira, às 22h

Espaço Cultural 512

Rua João Alfredo, 512, Cidade Baixa,  Porto Alegre/RS

ENTRADA FRANCA

Sobre o projeto Homenagem ao Jazz

Inicialmente fazendo parte do POA JAZZ FESTIVAL, o projeto Homenagem ao Jazz nasceu como um tributo a músicos brasileiros que influenciaram o Jazz e a música instrumental pelo mundo todo. Em 2015 e 2016, João Donato e Milton Nascimento receberam homenagens, com concertos ao ar livre na Capital gaúcha. A partir de 2017, o projeto ganhou vida própria, tendo como homenageado o músico Hermeto Pascoal.

Em sua segunda edição, o projeto Homenagem ao Jazz contemplou uma série de atividades - todas com entrada franca. No dia 22 de abril, o projeto realizou um tributo a João Bosco, com espetáculo ao ar livre com a big band The Brothers Orchestra, no Parcão. O músico participou da homenagem, revisitando clássicos de sua carreira. Cerca de cinco mil pessoas acompanharam o evento, que teve também apresentações de grupos de jazz do RS: Kiai Grupo, Camila Toledo, Caio Maurente Trio e Rodrigo Nassif Trio.

O Palco Choro Plauto Cruz - criado para homenagear o flautista portoalegrense, falecido recentemente - recebeu, nos dias 27 e 28 de abril, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana, shows do grupo Choro Novo (Oficina de Choro Santander Cultural), Nani Medeiros, Mathias 7 Cordas e Terra Brasilis. Um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, Plauto Cruz recebe esta homenagem pela importância de sua obra e sua excelência como músico. "O jazz é uma música que inclui diversas manifestações musicais, que se amalgama com outros estilos e se estrutura nessa liberdade de criação. Tem em comum com o Choro, o improviso, onde Plauto era mestre. Assim, é com absoluta naturalidade que incluímos o Choro no Homenagem ao Jazz, e Plauto Cruz, com sua mágica flauta e seu carisma musical contagiante, é o nome perfeito para esta comunhão entre os gêneros", afirma Carlos Badia, curador do projeto.

Entre abril e maio, três bares da Capital que tradicionalmente apoiam o Jazz - London Pub, Gravador Pub e Espaço Cultural 512 - receberam shows de Kiai Grupo, Caio Maurente Trio e Rodrigo Nassif Trio, encerrando as apresentações com oEspecial Billie Holiday da cantora Camila Toledo. Os músicos - que foram escolhidos também para a abertura do tributo a João Bosco - são expoentes no cenário da música instrumental do Rio Grande do Sul e se apresentaram na primeira edição do projeto Villa do Jazz, em 2017.

Outra característica do projeto é o incentivo à formação de público para o jazz. Para tanto, nessa edição serão realizadas 45 oficinas musicais para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e ONGs. As oficinas vão acontecer em junho e serão ministradas pelos oficineiros Alexandre Missel, Pedro Henrique Sena e Guilherme Sanches.

Além dessas atividades, a Poa Jazz Band - banda itinerante do Poa Jazz Festival - levou música para as ruas e locais públicos de Porto Alegre. Foram 15 saídas-surpresa, em que a já conhecida e animada banda interagiu com as pessoas e divulgou a programação do projeto.

Ficha Técnica

Coordenação Executiva: Carlos Badia, Rafael Rhoden e Carlos Branco

Curadoria: Carlos Badia

Realização: Experimentais-CriaCultura, FlyAudio e Branco Produções

Produtores Executivos: Bruno Melo e Mateus Staniscuaski

Coordenador de Produção: Carlos Branco, Rafael Rhoden e Carlos Badia

Equipe de Produção: Bruno Melo, Mateus Staniscuaski, Carlos Badia, Carlos Branco, Rafael Rhoden, Eduardo Elias, Luiz Selmar, Vítor Badia, Daniela Ramirez

Assessoria e Coordenação de Projeto: Daniela Ramirez

Assessoria de Imprensa: Adriana Martorano e Juliana Prato

Redes Sociais: Agência Oficial

Jornalista/Produção de Conteúdo: Roger Lerina

Arte: Giovane Silva (Giovane Design)

Direção de Palco: Elias Preto

Roadies: Marcelo Campos

Técnico de Som: Tiago Becker

Sonorização: MS Produções

Patrocínio Master: Souza Cruz

Apoio: Poa Jazz Festival | Agibank | Instituto Estadual de Música | Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo do Estado do RS | Casa de Cultura Mario Quintana

Atendimento à imprensa

Juliana Prato | jornalista |

51 98158 3121 |  juliana@adrianamartorano.com.br

Adriana Martorano | jornalista |

51 99213 6558 | adrianamartorano@adrianamartorano.com.br