Era um dia ensolarado e navegávamos na baía azul do Porto de Riga. Esta terra ainda ficou muito tempo à vista. Gradativamente o continente ia desaparecendo na neblina daqueles inesquecíveis dias de outono. E esta Terra de Livland nunca mais eu vi.

Por Claus Bolten

         Dr. Carl Erich Bolten  nasceu em 1876, na Alemanha. Formado cirurgião-dentista em 1898 pela Universidade de Berlin e posteriormente em Ciências Políticas e Econômicas (Dr. Rel. Pol.). Pelo ano de 1900 foi um dos primeiros odontólogos a usar aparelho de Rx e um dos pioneiros na ortodontia. A leitura de relatos de viagens através do Brasil despertou o seu interesse pelo país.

        Assim, para melhor conhecê-lo, empreendeu uma viagem ao mesmo. Voltou entusiasmado ao ponto de, em 1923, emigrar para o país dos seus sonhos: o Brasil. Adquiriu uma fazenda no município de Montenegro, na localidade de Pesqueiro, junto ao rio Caí.

        A partir de 1927, residiu e clinicou em Porto Alegre. Muito conceituado, teve numerosa clientela. Em 1950, faleceu aos 74 anos de idade, vitimado por um tumor estomacal. Clinicou até um dia antes da sua morte. Foi um exemplo de dedicação e trabalho. Descansa agora na terra que tanto amou.

Os manuscritos sobre o homem do Mar do Norte

Por Inge Ciulla

       Desde muito pequena ouço o som e sinto o movimento da maré do Mar do Norte [costa oeste da região de Schleswig Holstein no extremo norte da Alemanha] através dos relatos de minha avó, da minha mãe e das minhas tias, que conversavam sobre uma suposta saga que nem elas sabiam ao certo do que se tratava. Havia um misto de dor e mistério que só depois da leitura dos manuscritos deixados pelo meu avô pude compreender.

        

          Este mistério habita a memória de cada um de nós, descendentes deste homem, que nos dá uma lição de sobrevivência e resiliência. Seus escritos e documentos encontrados foram o impulso que faltava na construção deste livro.

        Os fatos que vou apresentando aos poucos, no decorrer desta narrativa, foram se desenrolando com a ajuda da minha prima Renate. Juntas, não poupamos esforços na tradução e compreensão desta história.

Imagens das memórias que Carl Erich Bolten deixou para o seu filho Claus Bolten

A Autora

         Inge Ciulla nasceu em 1952, na cidade de Porto Alegre, extremo sul do Brasil. Desde menina, demonstrava profundo interesse pelas histórias contadas pela mãe sobre a família. Curiosa, também procurava entender os astros e os movimentos do nosso planeta. Escreveu então “Alice no Mundo da Lua”. Inge é formada em Letras pela UFRGS, com Pós-Graduação pelo Instituto Goethe de Belo Horizonte, no Ensino da Língua Alemã. Também estudou Psicanálise com Prof. Dr. Paulo Sérgio Rosa Guedes. Atuou na gestão e administração da Clínica Ciulla de Psiquiatria por mais de 30 anos.

Imagens complementares