“Horizontes do Filme Ensaio”

Cinemateca Capitólio Petrobras promove mostra “Horizontes do Filme Ensaio”

Atividade conta com filmes e debates em torno do ensaio fílmico e integra a programação especial 2019 com patrocínio master da Petrobras e é uma correalização com o Goethe-Institut Porto Alegre, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e Institut Français.

Por Bruna Paulin

 

De 03 a 23 de outubro a Cinemateca Capitólio Petrobras promove a Mostra Horizontes do Filme Ensaio, uma das 26 atividades do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras Programação Especial 2019, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura/Governo Federal, com produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura. O projeto tem patrocínio master da Petrobras.

Horizontes do Filme Ensaio apresenta 26 produções e um painel em torno das complexidades do ensaio fílmico. As sessões contam com obras de diferentes formatos e durações, realizadas por nomes como Harun Farocki, Sergei Eisenstein, o coletivo Les Insoumuses, Jonas Mekas, Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian, Chris Marker, Orson Welles, Jean Rouch, John Akomfrah, Jean-Daniel Pollet, Mariana Shellard, Aloysio Raulino, Jean-Luc Godard, Raúl Ruiz, Zózimo Bulbul, Pere Portabella, Carlos Adriano e Arthur Tuoto. 

Além das exibições, a mostra conta com seis sessões comentadas, destaque da programação, que abordam temas contemporâneos como o afrofuturismo, as transformações dos espaços públicos, a representação de indivíduos marginalizados e a presença das mulheres nos ambientes de poder a partir de diferentes perspectivas do ensaio fílmico. Participam dos debates as pesquisadoras Lilian Santiago, Kênia Freitas, Claire Allouche, integrantes do Cineclube Academia das Musas e da Mutual Films. 

A sessão de abertura, na quinta-feira, 03 de outubro, às 20h, apresenta o programa duplo com o curta-metragem Antes do Lembrar, de Luciana Mazeto e Vinicius Lopes, e o longa-metragem Objeto Misterioso ao Meio-Dia, do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, inédito em Porto Alegre. Antes do Lembrar já participou de diversos festivais no Brasil e exterior, com destaque para o International Film Festival Rotterdam 2018 e recebeu o prêmio de melhor documentário na competição internacional do 46º Athens International Film and Video Festival.

No domingo, 06 de outubro, às 17h30, ocorre, com entrada franca, o painel Perspectivas do filme ensaio, com a presença de Rafael Valles, documentarista e pesquisador dos filmes-diários de Jonas Mekas, Flavio Guirland, pesquisador do cinema found footage, e Gabriela Almeida, autora do livro “O ensaio fílmico ou o cinema à deriva”.

A sessão de encerramento, na quarta-feira, 23 de outubro, apresenta a sessão de The Cleaners, de Hans Block e Moritz Riesewieck, comentada pelo produtor Fernando Dias.

 

A mostra Horizontes do Filme Ensaio é uma correalização com o Goethe-Institut Porto Alegre, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.