Agenda | Artes Visuais | Leandro Machado

LEANDRO MACHADO

Arqueologia do caminho

ARQUEOLOGÍA DEL CAMINO

Agora em Montevidéu - URU, o artista visual Leandro Machado apresenta a exposição de fotos e o livro homônimos em La Rochelle a partir de 1º de junho, com financiamento da SEDACTEL nº 26/2017 Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC.

O projeto LEANDRO MACHADO – Arqueologia do Caminho, que iniciou sua circulação nacional/internacional no Rio de Janeiro/Brasil e já passou por La Rochelle/França, no próximo dia 01 de junho, sábado, a partir das 19h, terá a abertura da exposição de fotos e relançamento do livro homônimos, na Casa de La Cultura Afrouruguaya, em Montevidéu/Uruguai. Nesse dia, haverá distribuição do livro, com sessão de autógrafos e um bate-papo do artista visual sobre o processo de criação com o público presente.

 

A ideia do projeto Arqueologia do Caminho surgiu das andanças do artista em lugares periféricos de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul/Brasil. “Parece que as pessoas da cidade são somente aquelas que circulam pelos bairros centrais. Porto Alegre é tão mais ampla, vasta, poderosa! Fui a lugares que desconhecia e só sabia o nome. Descobri uma outra Porto Alegre, às vezes até mais bonita do que a gente conhece”, destaca Leandro.

 

O curador da mostra, Antônio Augusto Bueno, define o trabalho: “Além de buscar visibilidade a essas populações/comunidades/lugares, outra potência se configura no fato de agregar pessoas/conhecimentos/experiências. Em busca de um pensamento plural. Igualmente percebo a continuidade de um corpo que se move, de um discurso que se adensa, com coerência, poesia, resistência de seguir apostando em suas crenças de negro artista”.

 

Com entrada gratuita, a exposição Arqueologia do Caminho  fica em Montevidéu até 15 de junho, apresentando cerca de 20 fotos que revelam uma Porto Alegre diferente, autêntica e descontruída pelo olhar do artista visual, que junto com o fotógrafo Paulo Corrêa, percorreu diversos bairros gaúchos registrando construções, paisagens, situações do cotidiano e pessoas que moram nessas regiões.

 

A produção executiva do projeto é de Sabina Stephanou (Stephanou Cultural), cuja realização foi viabilizada com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura #juntospelacultura_2. A circulação do trabalho terá seu encerramento na cidade de Porto Alegre, em agosto de 2019, com novas produções do artista durante esse período de itinerâncias.

Conheça o artista visual Leandro Machado

Gaúcho de Porto Alegre, Bacharel em Artes Visuais – habilitação Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou as seguintes exposições individuais: Desenhos Esquemáticos, Presentes de Olhar, Otá ou Quando a pedra não sabe que é estátua. Foi ganhador do 1º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa de Porto Alegre.

 

 

Lançamento da exposição e livro "Arqueologia do Caminho”, por Leandro Machado

Evento gratuito, com distribuição de livros, sessão de autógrafos e bate-papo com o artista

Abertura: 01 de junho (sábado), a partir das 19h

Exposição: de 01 a 15 de junho de 2019

Local: Casa de La Cultura Afrouruguaya – Isla de Flores, 1645 – Montevidéu/Uruguai