1/1

Agenda | Arte | Porto Alegre

Leilão de pinturas na Sociedade Germânia

Com um acervo de cerca de 200 obras, o casal Carin Boeira Faedrich e Morgado Gutierrez selecionou 70 trabalhos autênticos, passando por telas em tinta a óleo, aquarelas, litografias, xilogravuras, crayon, esculturas e gravuras para um leilão de arte na Sociedade Germânia, na quinta-feira (12.09), às 20h.

Entre os artistas, vale destacar obras do ilustrador alinhado à estética modernista, João Fahrion, que não possui mais obras à venda no mercado, além do ítalo-brasileiro Eliseu Visconti, representante da pintura impressionista. Há também obras de Zorávia Bettiol, Carlos Tenius, Vitório Gheno, Vasco Prado, Xico Stockinger, entre outros.

Além de apreciador, o vínculo do casal com as artes é afetivo. Carin é sobrinha-neta do pintor impressionista Oscar Boeira, que fez parte da fundação do Instituto de Belas Artes da Ufrgs, e filha de Nelson Boeira Faedrich, ilustrador dos livros de Érico Verissimo, Simões Lopes Neto e do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, e pintor. Morgado é irmão de Antonio Gutierrez, um dos precursores da arte moderna no Rio Grande do Sul. Pinturas destes três artistas também estarão presentes. “Optamos por ampliar a visibilidade destas obras que têm um papel importante na pintura brasileira”, afirma o casal.

 

O leilão é promovido pelo antiquário Prata da Casa e pelo leiloeiro Paulo Renato Humor. A visitação é gratuita e pode ser realizada das 11 às 19h30.