
Artigos | Análise | Corposição | João Clauveci Muruci
CORPOSIÇÃO
Primeira individual de Roberta Agostini, na UFCSPA, choca e leva a reflexão
Os transtornos narcisísticos e a correlação com a depressão na imagem corporal, a partir dos transtornos alimentares na perspectiva do realismo, é o tema de análise da artista visual Roberta Agostini na primeira exposição individual .
São quatro obras em grande formato: dois homens - um obeso e outro anoréxico -, uma mulher anoréxica e uma criança obesa. As obras estiveram no Espaço de Artes da UFCSPA.
O conjunto representa a morbidez existente em nossos interiores psíquicos.
O que revela os traços realistas em grafite e carvão da artista? O cruel domínio midiático sobre nossos sentidos, excluindo-nos da suprema vontade de decidir sobre nosso próprio comportamento e abortar a ideia de felicidade a favor do padrão estético - o que faz a sociedade contemporânea tão infeliz.
Roberta Agostini nos avisa da suprema tirania e repressão imposta aos que são levados a perder o controle. Como ser racional dentro da avalanche de apelos? Essa é a função do artista engajado: revelar o conflito e o livre arbítrio à reflexão. .
Corposição - Exposição individual de desenhos em grandes formatos de Roberta Agostini, com curadoria de Lena Kurtz, que foi apresentada no Espaço de Artes da UFCSPA entre 17 de novembro e 16 de dezembro, em Porto Alegre.
JOÃO CLAUVECI MURUCI