Exposição | Galeria da Duque | Porto Alegre |

Eduardo Vieira da Cunha, Krajcberg e mestres do acervo são atrações na Galeria Duque 

 

A Galeria Duque inaugura na sexta-feira (24/11), às 18h, a exposição Diante do espelho, composta por 10 pinturas e 25 desenhos do artista plástico Eduardo Vieira da Cunha – a maior parte dos trabalhos foi produzida este ano. “Trata-se do resultado de uma pesquisa plástica na qual o imaginário do espelho aparece como uma procura pelo mistério da imagem”, revela ele.

As obras se referem a um espaço labiríntico do sonho e seguem a linguagem pictórica consagrada pelo artista na representação dos meios de transporte e viagens e os reflexos na paisagem e na imaginação.

Outro aspecto relevante é que a exposição reúne trabalhos desenvolvidos pelo artista como professor do Instituto de Artes da UFRGS, onde completa 35 anos de magistério. São investigações sobre a relação triangular que se estabelece entre a pintura, a imagem e as suas sombras na fotografia e que se refletem na obra plástica.

“As referências entre essas duas linguagens - pintura e fotografia - são traduzidas nas obras que compõem a exposição como uma troca de influências. A fotografia representa um registro de algo que se perdeu, e a pintura, a recuperação destas perdas através de uma construção lenta destes instantes temporais que escapam à nossa percepção. A pintura transforma-se, assim, em um espelho, com uma memória conceitual e subjetiva”, explica o artista.

 

Krajcberg e novidades do acervo

 

A Galeria Duque, que está comemorando cinco anos de funcionamento, faz também uma homenagem a Frans Krajcberg, falecido no último dia 15, aos 96 anos, no Rio de Janeiro. A galeria expõe a obra Folha Branca (1970, textura fio algodão, 80 x 48 cm), do escultor, pintor, gravador e fotógrafo, pertencente ao acervo.

Nesta última exposição de 2017, a Duque apresenta obras de mestres do seu vasto e rico acervo. A curadora Daisy Viola faz um recorte com obras que, associadas, criam uma proposta de diálogo com o público, estimulando a reflexão. “Abre-se para um público mais amplo do que aquele que frequenta normalmente o espaço tradicional de uma galeria, a possibilidade de se (re) encontrar com obras de grandes mestres da historia da arte brasileira, e com o trabalho de artistas atuantes no cenário cultural da cidade e do país”, diz Daisy.

 

FICHA

O quê: vernissage das exposições Diante do espelho, de Eduardo Vieira da Cunha, com curadoria do próprio artista, e Prazer em Re conhecer, obras do acervo com curadoria de Daisy Viola

Data: 24/11 (sexta-feira), às 18h

Entrada: gratuita

Endereço: Rua Duque de Caxias, 649, Centro Histórico, Porto Alegre. F: 51 3228-6900

Visitação: de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 17h

Término: 20 de janeiro de 2018

Divulgação Eduardo Vieira da Cunha/Galeria Duque

Divulgação Galeria Duque (imagem da obra de Frans Krajcberg)