Irmãos de

Arma Alma

&

Por     Ivan Castro de Souza    |  autor

          “Irmãos de Arma e Alma” aponta para renovação e alerta destinadas à formação de grupos profissionais, culturais, e científicos a fim de se manterem na situação de balizamento, apontando na aproximação entre colegas dessas instituições em especialmente da defesa do solo brasileiro, renovando dimensões fraternas e unicidades, assim como respeito entre as pessoas, a dignidade do comportamento e da liberdade individual, após formação do conhecimento objetivado, as quais se constituem elementos centrais da presente estrutura narrativa.

          Esta é a história de um conjunto de jovens, que em meados do Século XX, optou por seguir a carreira militar em busca do sonho de realização pessoal, servindo à pátria e a sociedade.

         

          Ainda, jovens, com menos de vinte anos,  partiram de várias regiões do nosso país, depois de serem aprovados no concurso para ingresso na Escola de Sargentos das Armas, seguiram para a cidade de Três Corações-MG, localidade que abrigava aquele estabelecimento de ensino castrense.

         

          Após um ano de escolaridade receberam o diploma ou graduação de 3° Sargento do Exercito Brasileiro e seguiram com destino às escolas de aperfeiçoamento militar localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

 

          Passados alguns anos, um grupo de ex-alunos daquela escola militar sonhou, optou e iniciou um trabalho de confraternização materializado no encontro anual, voluntário dos seus colegas,  realizado no Rio de Janeiro em 1992., após 38 anos de serviço em  atividade na instituição militar.

          A partir dessa data, passaram, anualmente, a  congraçarem-se  em uma cidade,  antecipadamente anunciada pela equipe de direção,  num total de 26 encontros anuais.

Dando prosseguimento ao projeto, a partir de então, reuniam-se, anualmente no mês de outubro, mais precisamente no dia 23, em homenagem à data de formatura de graduado, desde o primeiro encontro em 1992 em Osasco - SP até o evento final realizado em 2017 em Porto Alegre - RS.

 

          O que chama atenção nessa fase é a amplitude dos laços de amizade e fraternidade que se desenvolveram através dos tempos, com sólidos vínculos de aproximação construídos durante esse longo período de 25 anos.

 

          Hoje passado considerável fração de tempo, deixamos este livro como prova de que é possível numa comunidade de formação profissional, a consolidação da fraternidade em busca de uma comunidade melhor, construindo laços duradouros e eternos para que nossa pátria seja digna de seus filhos.