Agenda | Exposição | Museu de Arte de Montenegro

Erico Santos pinta o teatro

Uma homenagem a Ronald Radde

Por Cláudio Macedo de Porto Alegre

O Museu de Arte de Montenegro inaugura no dia 05 de dezembro, terça-feira, às 15h, a exposição de pinturas Erico Santos Pinta o Teatro – Uma Homenagem a Ronald Radde.

Erico Santos desenvolveu alguns esboços a partir da peça de teatro “Ópera de Sangue” quando acompanhou os bastidores, e estes resultaram na produção de 08 pinturas em óleo sobre tela, inspiradas na dramaticidade da cena, nas cores e jogos de luzes. Estas obras foram apresentadas na ocasião da estreia e, agora, serão apresentadas no Museu de Arte de Montenegro.

Contemplando estas obras o espectador poderá se sentir na plateia e desfrutar um pouco das cenas, cartazes e fotografias da peça, ler o script e conhecer detalhes da carreira de Ronald Radde.

A premiada peça “Ópera de Sangue”, de Ronald Radde, trata da saga do vampiro Cristian, cansado da imortalidade. O espetáculo foi lançado em 2008, na ocasião das comemorações dos 40 anos de atividade do teatrólogo gaúcho.  Foi selecionada para o 15º Porto Alegre em Cena e concorreu ao prêmio Brasken daquele ano. 

Ronald Radde fundou, em 1968, a Cia. Teatro Novo, em Porto Alegre. Foi criador e diretor de mais de 160 espetáculos adultos e infantis. Um verdadeiro ícone da dramaturgia gaúcha, falecido em 2016. Supervisionou o projeto A Escola vai ao Teatro, originado em 1975 e que atende até hoje mais de 300 Escolas por ano. Dirigiu o Instituto Estadual de Artes Cênicas de 1991 a 1994 e recebeu dezenas de prêmios estaduais e nacionais. 

Erico Santos é artista plástico, premiado nas Bienais Internacionais de Arte Contemporânea da Argentina, em 2012 e de Gênova, em 2013. Em 2016 recebeu o Troféu Giuseppe Garibaldi, da Associação Giuseppe e Anita Garibaldi, em Porto Alegre.

                    

                                              

Serviço:

Exposição ERICO SANTOS PINTA O TEATRO  - Uma homenagem a Ronald Radde 

Abertura: 05 de dezembro de 2017, terça-feira, às 15h

Visitação:  de 06 de dezembro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min

Local:  Museu de Arte de Montenegro – Galeria Ênio Pinalli, Estação da Cultura, Osvaldo Aranha, 2215, Montenegro/RS