A história de "Os Turistas em Cidreira" é  dirigida ao público infantil e narra a experiência de um grupo de crianças da cidade que trabalharam em um projeto chamado de "Guias Mirins", criado na vida real pela própria autora, Gisele Nascimento, que, posteriormente foi transformado em livro.

Os Turistas em Cidreira
A HISTÓRIA

Gisele Nascimento, enquanto acadêmica do Curso de Turismo da Ulbra Torres, desenvolveu um projeto na EMEF Marcílio Dias e semanalmente trabalhava como voluntária na escola transmitindo, aos alunos, a importância de valorizarmos o local onde moramos, o conhecer para cuidar e amar e dentro deste Projeto foi, então, criado o Projeto Guias Mirins, que visava preparar os alunos para receber o turista.

 

A iniciativa deu tão certa que o grupo ganhou destaque na 7ª Festa Estadual do Camarão e Frutos do Mar em junho de 2004, antes acontecida no município, onde os alunos integrantes do Projeto Guias Mirins recepcionaram os Secretários Municipais de Turismo, no encontro de secretários, que aconteceu durante a realização da Festa, bem como no Stand da Secretaria Municipal de Turismo, apresentando as belezas do município.

 

Agora Gisele transforma este trabalho, realizado em 2003 e 2004, com uma pitada de sensibilidade, criatividade e paixão pelo Turismo e convida-nos a conhecer Cidreira pelos olhos inocentes de crianças, que moram e conhecem a Cidade melhor que ninguém, pois a história que aprendem na escola, sobre seu município, é a sua realidade. Convive tão bem com os Pontos Turísticos existentes, que apresentá-los aos visitantes, com seu linguajar característico praiano, ganha um sabor diferente ao degustar as palavras formando as narrações desta envolvente história.

Ficha Técnica:
Páginas: 24

Ano de Publicação: 2014
ISBN: 978-85-67095-03-5

Composição: Couché Brilho 90g; Ilustrado; Colorido; Acompanha marcador de página

Gênero: Infanto-Infantil

Bibliotecária Responsável: Nalin Ferreira

NA MÍDIA
Confira a entrevista da autora Gisele Nascimento ao programa Estação Cultura da TVE sobre o lançamento do seu livro “Os turistas em Cidreira”, publicado pela Muruci Editor em 2015.
 
Gisele Nascimento

Autora

Natural de Porto Alegre -RS, em Cidreira (cidade litorânea do Rio Grande do Sul) passou 15 anos, onde se formou no Curso Normal em Nível Médio pelo Instituto de Educação Cenecista Marques do Herval. Técnico em Gestão pela Escola de Educação Básica Raul Pilla. Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduanda no curso de Turismo pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Torres (Litoral Norte do Rio Grande do Sul). Lecionou por dois anos voluntariamente como professora de Turismo na rede regular de ensino de Cidreira. Trabalhou no Centro de Informações Turísticas da Secretaria de Turismo do Estado em Cidreira.  Atualmente é comissária de voo e está se atualizando na graduação de Gestão de Turismo pela Uninter.

Clauveci Muruci

Ilustrador

Nasceu no Pampa, onde com pequenos pedaços de telhas, aprendeu os primeiros traços ao rabiscar as calçadas de sua rua. Por lá deixou sua marca nos riscos facilmente lavados pela primeira chuva a escorrer.Evoluiu em técnicas diversas e hoje se expressa ao usar tinta China, xilogravuras, têmperas, bico de pena, HQs (que publica no Jornal de Artes), fotografia e óleo sobre tela. Insiste no traço livre, com o rabisco solto, totalmente sem compromisso de agradar. Desenvolvo essa liberdade criadora com prazer.É autor de várias ilustrações para livros infantis e ficção adulta, na tentativa de ajudar esses escritores a melhor contar suas histórias. Faz sua parte com prazer na expectativa de que os leitores também absorvam a sua intervenção criadora.