CORPOSIÇÃO

Por Roberta Agostini de Porto Alegre

O Espaço de Artes da UFCSPA abriu na terça-feira (07/11) a exposição “Corposição”.

 

Os desenhos da artista visual Roberta Agostini apresentam pessoas que sofrem de anorexia e obesidade mórbida, enfoca “dramas humanos”, segundo suas palavras. A curadoria dos trabalhos é de Lena Kurtz.

Desenhos humanos delineados em grafite sobre amplas folhas de papel interagem com os visitantes. A relação com os espectadores é direta. Não há figurinos, apenas corpos.  Ao lado de cada figura desenhada o visitante verá um nome fictício com idade e peso e um breve texto com o relato baseado em casos reais.

Roberta disse que elegeu a figura humana como motivo dos seus trabalhos e há um ano pesquisa o assunto, inserindo os personagens no cotidiano de um modo nada corriqueiro. “Esse trabalho foi preparado exclusivamente para o Espaço de Artes da UFCSPA e pensei no foco da saúde. Percebi que raramente encontramos pessoas assim na rua, apesar de elas estarem mais próximas do que imaginamos”. 

Os desenhos em tamanho real são inspirados na teoria teatral do diretor polonês Grotowski, na qual o próprio corpo das pessoas tem o tônus para a representação, trazendo uma percepção de comunhão para a mostra. “Agora estas pessoas estarão diante de nós”, destaca a artista. Roberta diz que a anorexia e o obesidade mórbida são padrões corporais extremos e que por isso, quer sensibilizar o público para que reflita e se solidarize com estas pessoas.

Roberta Agostini, é natural de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, graduada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS com bacharelado e licenciatura. Atua como professora em seu ateliê e tem apresentado seu trabalho em espaços culturais como o MARGS, o Espaço Cultural Galeria Duque, o Porão do Paço Municipal, MAC, IAB, Galeria do DMAE, Memorial do Rio Grande do Sul, Fundação Ecarta, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Circuito de Arte do Santander, entre outros.

SERVIÇO

Exposição: Corposição

Expositora: Roberta Agostini

Curadoria: Lena Kurtz

Visitação: de 17 de novembro a 16 de dezembro, de segunda a sexta das 9h às 21h30 e aos sábados das 9h às 11h30.

Local: Espaço de Artes da UFCSPA.

Agenda | Exposição | UFCSPA | Porto Alegre