"Mais do que o controle da luz por vastos meios, e da pupila - o primeiro diafragma, a fotografia é o que se apresenta por si mesma a um observador possível e atento em suas limitações. O objeto fotografado, é o que acredito, se sobrepõe porque a paisagem nos precede e nos supera: porque as gerações exigem de nós o reconhecimento do tempo. Em minha busca pela expressão na palavra escrita, encontrei as imagens. E faço delas a extensão do poético, dialogando incessantemente com essa luz-sombra que perpassa o cotidiano e a memória. Tanto na poesia, quanto no que fotografo, busco um fomento de azul e água, na luz que refrata desejos simples e impossíveis, como os do voo, na solidão aquosa dos olhos amados, no beijo e no entrelaçamento das árvores, na fogueira do horizonte, sendo o dia, o mar, a intimidade, meus segredos principais. A instantaneidade das imagens, capturadas pelo celular ou por uma câmera digital semiprofissional é o que me habilita às tentativas de controlar a luz. Reconheço a enormidade de minhas limitações e as entrego para que as vejam."

 

Roberta Tostes Daniel

Imagem | Fotografia | Roberta Tostes Daniel

Os olhos de

Roberta Tostes Daniel

Hoje quem nos empresta o olhar é a poeta carioca Roberta Tostes Daniel. Sua coleção de fotografias reafirma o talento poético: a poesia é, antes de qualquer coisa, a expressão daquilo que vemos, ou talvez, a despeito de toda complexidade existencial, daquilo que, entre tantas opções, escolhemos ver. Roberta tem força arquitetônica na voz e no olhar, uma delicadeza de tambor que sabe onde tocar, e 'nos entrega', como ela mesma diz, uma experiência extremamente particular, por alguém que, em posse da câmera, transforma a imagem como quem a reescreve. 

 

Roberta escreve no blog http://sedemfrenteaomar.com

publica fotos no facebook (/esculpirotempo)

e no instagram (@robertatostesdaniel)

Por Cláudio Macedo de Porto Alegre

Roberta Tostes Daniel, poeta carioca, tem participações em antologias e revistas literárias.

Escreve no blog http://sedemfrenteaomar.com e publica suas fotos no facebook (/esculpirotempo) e no instagram (@robertatostesdaniel).

 

Roberta possui outra matéria neste site apresentando seus poemas, para acessá-la clique aqui.